Receita de Pão de Microondas Sem Farinha de Trigo

Plano detox funciona? Saiba tudo aqui

A receita de hoje é de um pão de microondas super simples, prático, rápido, fofinho, delicioso e sem farinha de trigo.

Muitas pessoas não sabem o real motivo de muitas receitas não conter a farinha de trigo, então resolvi hoje não só trazer uma receita livre deste ingrediente, como você também saberá os malefícios que ela traz à nossa saúde.

Os perigos da farinha de trigo refinada

 

Pão, bolo, bolacha, macarrão, pizza e torta são comidas deliciosas e diferentes uma da outra quanto ao modo de preparo. Contudo, têm um ingrediente em comum em sua composição: a farinha branca.

Essa simples semelhança os torna um perigo para a saúde, já que a substância engorda e traz riscos de obesidade, compulsão alimentar, diabetes e doenças crônicas, além de prejudicar o funcionamento do intestino.

A farinha branca é um ingrediente pobre em nutrientes e de alto índice glicêmico. Tem ação semelhante ao açúcar no organismo, aumentando a taxa de glicose no sangue e, por isso, o consumo em excesso está associado ao aumento de triglicérides e incidência de diabetes, obesidade e doenças crônicas.

O que torna a farinha de trigo maléfica a saúde é o processo de refinamento, que separa do trigo a casca e o gérmen, mantendo apenas o endosperma do grão que depois é moído.

Nesse processo retira-se grande parte das propriedades nutricionais do alimento.

FALTAM FIBRAS – Esse é um dos principais problemas: o processo de refino da farinha de trigo em farinha branca reduz 80% da quantidade de fibras, o que a torna muito pobre nesse quesito.

As fibras alimentares estão entre os principais fatores da alimentação na prevenção de doenças crônicas, além de melhorar o controle de diabetes mellitus, reduzir o risco de câncer e regularizar o funcionamento intestinal e a ausência de fibras pode ocasionar constipação e desordens intestinais.

GERA COMPULSÃO ALIMENTAR – Esse problema pode acontecer porque os alimentos com farinha branca não promovem saciedade e com a mesma rapidez que o açúcar se eleva no sangue e aumenta os níveis de serotonina, hormônio ligado a sensação de bem estar, ele também baixa, podendo gerar em um curto período de tempo, uma necessidade de consumir mais do alimento.

Farinha Branca x Farinha Integral

Em geral possuem valor calórico semelhante, porém, os produtos preparados com a farinha de trigo branca (refinada) não apresentam os mesmos benefícios para a saúde que aqueles preparados com farinha integral.

O trigo não refinado preserva parte da casca do cereal e também o gérmen, onde se encontram os principais nutrientes, como fibras, vitaminas e minerais.

Portanto, a farinha integral mantém em sua composição as fibras e alguns nutrientes que não contém na farinha branca, como magnésio, zinco, selênio e vitaminas B1 e B6. Em contrapartida, a durabilidade do produto integral é menor e a textura e cor diferentes, sendo o grão mais endurecido e de coloração escura.

Agora que você já tem a resposta, vamos à receita livre desse ingrediente tão comum mas tão perigoso.

 

INGREDIENTES

  • 1 ovo
  • 1 colher de sopa de farelo de aveia (já fiz com farinha de quinoa e também fica show)
  • 1 colher de sopa de iogurte desnatado (de copinho) OU 1 col sopa de água
  • 1 colher de café de fermento em pó (de bolo)

MODO DE PREPARO

  1. Junte todos os ingredientes e misture bem com um garfo ou mixer. Coloque em uma pequena travessa e leve ao microondas na potência alta por cerca de 2 minutos e 20 segundos.
  2. Agora é só tirar da travessinha, cortar ao meio (ou não) e servir com seu recheio preferido

Gostou da receita? Compartilhe!

arrow

Aprenda como Se alimentar da Forma Correta AQUI!

Café Verde Emagrecedor

Add Comment

free
hit counter