Receita de Torta de cenoura, alho poró e queijo gruyere

Plano detox funciona? Saiba tudo aqui

Se tem uma coisa que eu amo é cenoura, devido seus inúmeros benefícios a saúde e seu sabor versátil, onde podemos utilizá-la em doces, salgados em todo tipo de culinária.

A cenoura é muito rica em betacaroteno (poderoso antioxidante e anticancerígeno), fonte de fibras, minerais (fósforo, potássio, cálcio e sódio) e vitaminas (A, B2, B3 e C).

O betacaroteno é responsável pela coloração alaranjada característica do vegetal. Ele é uma provitamina A (substância que dá origem à vitamina A dentro do organismo) e ajuda o desempenho dos receptores da retina, melhorando a visão. O betacaroteno também é responsável por manter o bom estado da pele e das mucosas. Cem gramas de cenoura são suficientes para suprir as necessidades diárias de vitamina A.

A cenoura é um vegetal que contribui para aumentar a imunidade do nosso organismo, pois combate as infecções. Além disso, ela diminui o risco de derrames em mulheres. A fibra solúvel da cenoura diminui o colesterol no sangue e promove o equilíbrio do corpo.

E em nossa receita de hoje vamos ter presente o poderoso Alho Poró que possui baixo teor de gordura e vaso dilatador, portanto é muito indicado para gestantes com dificuldades para controlar a pressão arterial, prevenindo a eclampsia, doença proveniente deste problema. Além disso, age como diurético e ajuda a prevenir o câncer dos ovários. Seu consumo é eficaz ainda para conter doenças cardíacas, derrames, evolução de quadros negativos do diabetes – entupimento das artérias, por exemplo –, má digestão, gripes, resfriados e pressão alta.

Por ser rico em fibras dietéticas, ele ajuda ainda nas funções digestivas e no metabolismo, ajudando ainda a dar sensação de saciedade. É rico ainda em ácido fólico, vitaminas A, C e do complexo B, minerais essenciais como magnésio, zinco, cálcio, potássio, ferro e fósforo, possuindo ação anti-inflamatória e fortalecedora do sistema imunológico.

Agora que não te faltam motivos para incluir essa receita no seu cardápio, vamos aos ingredientes.

INGREDIENTES PARA A MASSA

  • 300 gramas de flocos de aveia (fino)
  • 1 ovo
  • 70g de manteiga sem sal

MODO DE PREPARO DA MASSA

Misture todos os ingredientes até formar uma massa e forre uma forma de fundo removível untada com azeite. Pré-assar por 5 minutos.

INGREDIENTES PARA O RECHEIO

  • 5 cenouras raladas
  • 1 alho poró médio picado
  • 4 colheres de sopa de azeite de oliva
  • 1 xícara de queijo gruyere ralado
  • 6 colheres de sopa de salsa picada
  • 1 xícara de leite
  • 2 ovos
  • noz moscada, sal e pimento do reino a gosto

MODO DE PREPARO DO RECHEIO

Aqueça o azeite e doure o alho poró e a cenoura. Acrescente a salsinha. Deixe esfriar, incorpore o queijo e despeje sobre a massa pré-assada. À parte, misture o leite com os ovos, a noz moscada, pimenta e o sal e coloque sobre o recheio. Assar por 30 minutos ou até dourar.

Gostou da receita? Compartilhe!

Aprenda como Emagrecer de Forma Saudável

Café Verde Emagrecedor

Add Comment

free
hit counter