12 Alimentos que Desintoxicam seu Organismo e sua Mente

Plano detox funciona? Saiba tudo aqui

A seguir você vai conhecer uma pequena lista de Alimentos que Desintoxicam, quando você ingere influenciam diretamente no seu corpo e mente e ajudam a se livrar de toxinas, radicais livres e outras coisas desagradáveis. Essa é uma responsabilidade totalmente SUA e somente sua, sendo de extrema importância manter uma vida saudável.

Você vai notar que muitos dos alimentos desta lista trazem ao nosso organismo vários benefícios de longa duração e comer alimentos saudáveis ​​é um investimento que sempre valerá a pena, nossa saúde é o nosso maior bem.

Conheça abaixo quais são esses 12 alimentos que desintoxicam seu organismo e mente e veja cada benefício.

Alcachofra e seus Benefícios

Com grandes poderes medicinais, a planta adquiriu boa fama entre os médicos que costumam receitar medicamentos naturais, principalmente no trato de doenças hepáticas. É possível encontrar na alcachofra grandes quantidades de vitaminas A, B, C, e minerais como o cobre, enxofre, iodo, cálcio, ferro, fósforo, potássio, sódio, zinco e manganês. Com tantos benefícios ela está o topo da lista dos Alimentos que Desintoxicam.

  • Atua como um tônico digestivo;
  • É diurética;
  • Estomáquica;
  • Ajuda na cura de doenças do fígado;
  • É laxativa, sem irritar a mucosa dos intestinos;
  • Diminui o mau colesterol;
  • É hipoglicemiante;
  • Depurativa;
  • Previne várias doenças hepáticas;
  • É eficaz no combate às gorduras, por isso é considerada emagrecedora;
  • Auxilia no combate ao endurecimento das artérias e possui efeito antiesclerótico;
  • Suas folhas reduzem a taxa de açúcar no sangue, controlando a diabetes, a hipertensão e a anemia.

Aspargo e seus Benefícios

Alimento nutritivo e saboroso, o aspargo é uma excelente fonte de ácido fólico, sendo ideal para complementar dietas de mulheres durante a gestação, pois previne o desenvolvimento de problemas no tubo neural do bebê. Além disso é rico em betacaroteno, vitamina C, K e do complexo B, magnésio, manganês, fósforo e fibras. Devido à presença de fibras e ao baixíssimo valor calórico, o alimento é ideal para quem está em busca do emagrecimento com saúde.

Possui ainda ação diurética, auxiliando também no combate de radicais livres e do envelhecimento precoce. O alimento age ainda como anti-inflamatório, combatendo a artrite, asma e doenças autoimunes. O aspargo possui glutationa, um poderoso antioxidante que age no nosso corpo junto aos presentes na vitamina C.

Seu consumo também ajuda na luta contra o câncer na bexiga, mama, cólon, pulmão, próstata, ovário entre outros, devido às suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que, em conjunto, combatem a inflamação crônica e de oxidação das células que, como já é comprovado pela ciência, podem conduzir a uma grande variedade de tipos de câncer.

Abacate e seus Benefícios

Os abacates, assim como outras frutas e vegetais, contém vitaminas A e do complexo B e alguns sais minerais como ferro, cálcio e o fósforo.

Eles são ricos em vitaminas E e C, potentes antioxidantes que ajudam a promover a saúde dos dentes e das gengivas, e também protegem os tecidos do corpo de danos oxidativos. Além disso, a presença de folatos (vitamina do complexo B) no abacate promove o desenvolvimento saudável das células e dos tecidos.

Muitas vezes excluído de dietas e regimes de emagrecimento, por conta de seu alto valor calórico, pouca gente sabe que maior parte da gordura do abacate pode fazer muito bem para saúde, desde que seja consumida de maneira equilibrada. Isso porque, a maior parte da gordura do alimento é monoinsaturada, o que ajuda a equilibrar os níveis de colesterol no sangue.

Beterraba e seus Benefícios

A beterraba tem poucas calorias, é cheia de vitaminas e minerais e antioxidantes poderosos. Ela contém potássio, magnésio, ferro, vitaminas A, B6 e C, ácido fólico, zinco, hidratos de carbono, proteína e fibra solúvel.

As folhas e raiz de beterraba podem ser consumidas. Ela pode ser servida em uma salada ou cozida sem descascar a pele para reter todos os nutrientes nela.

Beterraba tem um efeito positivo sobre o cérebro, uma vez que ajuda a aumentar o fluxo sanguíneo para este órgão vital. Além disso, ela é rica em antioxidantes que são altamente benéficos em afastar o Alzheimer. Depois dos 40 anos de idade, deve-se beber regularmente metade de um copo de suco de beterraba misturado com outros sucos de vegetais verdes para desfrutar de memória forte.

A combinação única de moléculas antioxidantes e anti-inflamatórias na verdura ajuda a reduzir o risco de muitos tipos de câncer como o do cólon, pulmão, estômago, dos nervos, da mama, da próstata e dos testículos.

O primeiro é betacianina, que tem sido associada com a redução de tumores e lesões pré-cancerosas. Betacianina é também o que dá a beterraba sua escura pigmentação vermelha. A segunda é betanina, que tem sido eficaz em ambos os tumores do fígado e da pele entre muitos outros benefícios.

Brócolis e seus Benefícios

O brócolis é um vegetal cujas folhas, flores e talos são comestíveis. Ele é um alimento rico em cálcio (importante para a formação e manutenção dos ossos e dentes), fonte de vitaminas A e C. Além disso, apresenta ácido fólico, selênio e potássio. Esse vegetal tem propriedades antioxidantes e anticancerígenas contra o câncer de pulmão, cólon e mama.

Além de ser rico em fibras e reduzir o colesterol, ele ajuda a acelerar a eliminação do estrogênio do organismo e é uma excelente fonte de cromo — que ajuda a regular a insulina e o açúcar no sangue.

Ao ingerir o brócolis regularmente, o risco de um homem desenvolver câncer de próstata reduz-se sensivelmente, especialmente em casos de tumores mais agressivos. Os fitoquímicos são componentes que aparecem no brócolis e são conhecidos por proteger contra o câncer.

O principal fitoquímico já descoberto é o Sulforafano, que elimina a H Pylori (bactéria responsável por problemas estomacais). O sulforafano é alvo de diversos estudos por ter grande eficácia na prevenção e no tratamento de tumores.

> Faça um Detox completo com o Chá Seca Barriga

Os resultados apontam que o sulforafano consegue destruir apenas as células cancerígenas, deixando intactas as demais células saudáveis do órgão afetado pelo tumor.

Possui ainda outros compostos ativos, como os isotiocianatos, os flavonoides e os carotenoides, todos considerados guardiões das nossas células. Agem principalmente contra o envelhecimento precoce.

Repolho e seus Benefícios

Fonte de vitamina C e antioxidantes, o repolho deve fazer parte do cardápio de todas as pessoas, pois é rico em fibras, potássio, folato e betacaroteno. O repolho roxo contém ainda antocianinas, as mesmas presentes nas uvas, que são eficazes na proteção do coração. Além disso, auxilia no fortalecimento do sistema imunológico e favorece a pele saudável. O de coloração verde é mais rico na vitamina A do que o roxo, sendo melhor para a proteção da visão e da pele.

É eficaz na eliminação de problemas intestinais devido à grande presença de fibras e, além disso, age como cicatrizante e combate o envelhecimento precoce, gripes e resfriados.

Seu consumo pode ajudar ainda a prevenir o câncer de cólon e tumores malignos, sendo que as pessoas que consomem grandes quantidades desse alimento têm menores possibilidades de desenvolver estes problemas devido à presença de bioflavonóides, indóis, genisteína e outras substâncias que inibem o crescimento de tumores.

Essas mesmas substâncias aceleram o metabolismo do estrogênio, de forma que o consumo é eficaz ainda na prevenção do câncer de mama, útero e ovário.

O consumo é indicado para casos de úlceras, náuseas, nevralgias, erisipela, gota, reumatismo, rouquidão, melhorar o funcionamento digestivo e do fígado. Além disso, age como um controlador dos níveis de colesterol no sangue, e reduz a quantidade de radicais livres, que são responsáveis por câncer, doenças cardíacas e envelhecimento precoce da pele.

Alho e seus Benefícios

O alho é um antibiótico natural extremamente eficaz à nossa saúde. Ele é um antimicrobiano com efeitos benéficos ao coração e circulação, além de possuir propriedades antissépticas, diuréticas e de combate à febre.

Ele ajuda, por exemplo, a evitar resfriados e na evolução da arteriosclerose. Por isso, é indicado nas afecções catarrais agudas e crônicas, como as bronquites que dificultam a respiração, tuberculose e pneumonia. Se o alho for preparado sob a forma de essência, também ajuda a aliviar os estados asmáticos e funciona como depurativo do sangue. As aplicações de preparados à base de alho estimulam o crescimento dos cabelos.

O alho possui um valor nutricional riquíssimo; é composto de vitaminas (A, B1, B2, B6, C, E), aminoácidos, adenosina, sais minerais (ferro, selênio, enxofre, silício, iodo e cromo), enzimas e compostos biologicamente ativos como a alicina.

A alicina é um potente antibiótico, muito eficaz na eliminação de micróbios e bactérias que causam doenças respiratórias e digestivas. Além do mais, se trata de um antibiótico seletivo: por ser natural, elimina as bactérias nocivas sem causar dano àquelas que são boas para nosso organismo.

Ele tem substâncias com potencial antimicrobiano, antiviral e anticoagulante. Possui ação diurética, expectorante, antifúngico, antiespasmódico, vasodilatador, imunoestimulante e broncodilatador.

Gengibre e seus Benefícios

O gengibre apresenta uma substância chamada gingerol, dotada de propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antimicrobianas que protegem o nosso organismo. O gingerol é responsável pelo sabor picante do gengibre.
As propriedades terapêuticas do gengibre se devem à ação conjunta de várias substâncias, principalmente encontradas no óleo essencial do gengibre, rico nos componentes medicinais cafeno, felandreno, zingibereno e zingerona.

O gengibre também é rico em substâncias termogênicas que ativam o metabolismo do organismo e podem potencializam a queima de gordura corporal.

A raiz é composta por vitamina B6, assim como pelos minerais potássio, magnésio e cobre, mas tais propriedades se tornam pouco relevantes levando-se em conta o consumo diário da planta. Como se trata de uma especiaria, bastam pequenas quantidades do gengibre no chá ou preparações culinárias para aromatizá-las e será o suficiente para o consumo diário.

Chá Verde e seus Benefícios

Ele contém quantidades consideráveis de manganês, potássio, ácido fólico, vitamina C, vitamina K, vitamina B1 e a vitamina B2, nutrientes que são essenciais para o bom funcionamento do organismo e ótimo para estimular a flora intestinal.

Também serve para levantar o astral, melhorando o humor e o bem-estar e por acelerar o metabolismo e promover saciedade o chá verde é um ótimo aliado quando o assunto é emagrecimento pois atua sobre a composição das gorduras corporais.

Serve para reduzir o colesterol ruim (LDL) e para controlar a hipertensão, além disso existem estudos que estão sendo realizados a respeito da proteção que a bebida pode dar ao cérebro. As pesquisas ainda em andamento buscam provar que atua evitando demência, Mal de Alzheimer, e resguardando nossa cognição.

Clique Aqui Para Conhecer o Chá Seca Barriga

Limão e seus Benefícios

O limão talvez seja um dos alimentos mais poderosos do nosso planeta. Com inúmeros benefícios ele não poderia ficar longe dessa lista de Alimentos que Desintoxicam. Ele pode ser utilizado de diversas formas em sua alimentação, tanto no suco, como tempero ou como um completamento em uma receita. Ele sempre é bem-vindo.

Ajuda a digestão: O sumo de limão elimina matérias indesejáveis e toxinas. A sua composição é semelhante à da saliva e fluidos digestivos. Ajuda o fígado a produzir bílis, ácido essencial para a digestão. Os limões são também ricos em minerais e vitaminas que ajudam a soltar toxinas do trato digestivo. As propriedades digestivas do sumo de limão aliviam sintomas de indigestão como azia, arrotos e flatulência.

Reduz o risco de câncer de esôfago: O limão, como todas as frutas cítricas, contém níveis fisiológicos significativos de flavonas. A ingestão de flavonas é associada a diminuição do risco de câncer de esôfago.

Melhora o humor e reduz a ansiedade: O óleo de limão possui atenuador de ansiedade (ansiolítico), um tipo de antidepressivo através da modulação de neurotransmissores.

Ajuda a manter o peso: Os polifenóis da casca do limão suprimem a obesidade induzida por dieta, hiperglicemia e resistência à insulina. Os limões são ricos em fibra pectina que ajuda a combater os desejos por comida.

Fortalece o sistema imunológico: Os limões são ricos em vitamina C que é ótima para afastar constipações. São ricos em potássio, que estimula o cérebro e o sistema nervoso, bem como regula a tensão arterial. O ácido ascórbico, presente nos limões, tem efeitos anti inflamatório e é usado em casos de asma e outras condições respiratórias, uma vez que aumenta a absorção de ferro pelo organismo.
O ferro tem um papel importante no sistema imunológico. Os limões contem também saponinas com propriedades anti microbianas que combatem constipações e gripes.

Equilibra os níveis de pH do sangue: Os limões são uns dos alimentos com mais propriedades alcalinas. Eles são ácidos por si, mas quando processados pelo organismo se tornam alcalinos.Os limões contem ácidos cítrico e ascórbico, ambos facilmente metabolizados permitindo que os componentes minerais melhorem os níveis alcalinos do organismo.
Beber limão com água regularmente ajuda a remover a acidez do corpo, incluindo o ácido úrico nas juntas, uma das principais causas de dores e inflamações.

Melhora a aparência da pele: A vitamina C e outros antioxidantes diminuem as rugas e manchas e ajudam a combater os danos dos radicais livres. A vitamina C é vital para a luminosidade da pele ao mesmo tempo que a sua natureza alcalina mata alguns tipos de bactérias que causam acne. Pode até ser aplicado diretamente em cicatrizes ou em sinais para melhorar o aspeto.

Uma vez que o sumo de limão elimina toxinas do sangue, ajuda a prevenir manchas, “de dentro para fora”.

Refresca o hálito: Além de refrescar o hálito, o limão é conhecido por aliviar as dores de dentes e gengivas. Atenção que o ácido cítrico pode causar erosão no esmalte dos dentes. Não escove os dentes logo após tomar o sumo de limão com água.

Trata garganta infeccionada: O limão é uma excelente fruta que auxilia no combate a problemas relacionados a infecções de garganta, dor de garganta e amigdalite, pois tem uma propriedade antibacteriana. Para dor de garganta, dilua o suco de meio limão com metade de água e faça gargarejos com frequência.

Evita o envelhecimento precoce: Como todos os cítricos, o limão é conhecido pelo seu alto conteúdo de vitamina C, mas também contem vitamina A, e E. Esses antioxidantes ajudam a prevenir envelhecimento das células e neutralizam os radicais livres.

Aveia e seus Benefícios

A aveia é um cereal muito nutritivo, que possui cálcio, ferro, proteínas, vitaminas (especialmente do grupo B e E), carboidratos e fibras.

Dentre tantas substâncias positivas para a saúde, as fibras solúveis merecem destaque, pois estão relacionadas a um bom funcionamento intestinal, à diminuição na absorção de colesterol total e LDL-colesterol e sua manutenção em níveis adequados.

Porém, para ser eficiente a aveia tem que ser consumida todos os dias.

A aveia contribui para melhorar o bom funcionamento do organismo e é aconselhável como preventivo para muitas doenças e para a manutenção da saúde de diversos órgãos do corpo, por isso que ela não poderia ficar longe da nossa lista de Alimentos que Desintoxicam. A seguir alguns dos benefícios da aveia:

  • Reforça o sistema imunológico e combate infecções
  • Melhora o funcionamento do intestino
  • Controla a quantidade de açúcar no sangue
  • Diminui o colesterol ruim
  • Controla a pressão arterial
  • Acalma os nervos e melhora a concentração e o esgotamento mental
  • Ajuda acalmar e suavizar a pele em casos de eczemas, dermatites atópicas e urticária
  • Ajuda a facilitar a digestão

Quiabo e seus Benefícios

O Quiabo ou “senhora dedo“, como é vulgarmente conhecido, é um longo e fino vegetal de cor verde, que faz parte da família da malva. Ele é amplamente produzido e consumido em regiões tropicais e sub-tropicais. O quiabo é geralmente fritos e utilizado na preparação de cozidos, Sopas e vários tipos de molho também são preparados com quiabo.

O quiabo tem um baixo ter calórico. Ele fornece cerca de 30 calorias por 100 gramas de seu consumo. Ele fornece principalmente carboidratos e fibras dietéticas. Além das Vitamina A, Vitamina B, Vitamina C, Vitamina E e Vitamina K. e os Minerais como o Cálcio, Ferro, Zinco, Magnésio e Potássio.

O quiabo tem propriedades laxantes e é rico em fibras alimentares. Por este motivo, o quiabo ajuda na digestão e na evacuação sendo também uma excelente fonte de vitaminas do complexos B. Estas vitaminas ajudam na produção e manutenção de novas células.

O folato no quiabo podem ajudar a prevenir defeitos do tubo neural em recém-nascido e pode auxiliar no seu desenvolvimento global. A Vitamina C também pode contribuir para o desenvolvimento fetal. Por esta razão ele está na nossa lista dos alimentos que desintoxicam.

Gostou do post? Compartilhe!

arrow

Emagreça de Forma Saudável e Rápida com Sucos DETOX

Café Verde Emagrecedor

Add Comment

free
hit counter