Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /var/www/dieta.bio.br/htdocs/wp-content/plugins/my-wp-translate/includes/class-my-wp-translate-po-parser.php on line 167
Conheça os Benefícios dos Óleos Essenciais na Aromaterapia

Conheça os Benefícios dos Óleos Essenciais na Aromaterapia

Plano detox funciona? Saiba tudo aqui
Conheça os Benefícios dos Óleos Essenciais na Aromaterapia
5 (100%) 255 voto[s]

A partir da extração dos aromas presentes em plantas, flores, madeiras, raízes e afins, podemos trazer para nosso benefício diversas propriedades de tratamento e cura para desconfortos físicos, mentais e espirituais. Os óleos essenciais, quando não aplicados 100% puros, podem ser diluídos em óleos vegetais, como os de semente de uva, amêndoas, girassol e até mesmo em cremes ou géis de base neutra (evite composições com parafinas e derivados de petróleo). Deste modo, os óleos essenciais se tornam mais fáceis de serem utilizados em massagens, banhos ou loções corporais.

Conheça a seguir, quais são os óleos essenciais mais utilizados na aromaterapia, e suas propriedades para cada situação.

1 | ALECRIM – ENERGIZE SUA MENTE


O óleo essencial de alecrim, além de ser um poderoso aliado na perda de peso, ainda tem efeitos para o cérebro e, principalmente, o sistema nervoso. Melhora a memória, a concentração, alivia as dores de cabeça, fadiga mental e exaustão nervosa.

Como um bom estimulante circulatório que é, se utilizado como tônico capilar, previne a queda de cabelo, a caspa e o ressecamento dos fios. Para a má circulação e varizes, o alecrim também tem sua eficiência comprovada.
A aromaterapia indica que este óleo é ainda adequado para tratar perturbações tão diversas como a diarreia, flatulência, dispepsia, colite, icterícia, dores musculares e disfunções hepáticas. As dores musculares, reumáticas, artríticas e relacionadas com a gota também encontram conforto no alecrim. Este óleo é simultaneamente utilizado no tratamento da bronquite, catarro, asma, sinusite, acne, eczema e dermatite.

Também é muito usado no pré e pós-operatório, para a realização de drenagem linfática.

2 | CAMOMILA – A ERVA DA TRANQUILIDADE


Existem dois tipos de camomila – a camomila romana e a camomila alemã. Vamos conhecer um pouco sobre as duas.
Camomila romana: o óleo essencial é indicado para o alívio de dores musculares, de cabeça, dentes, ouvidos e para o reumatismo. É aconselhada também para tratamentos dermatológicos como a acne, eczema, erupções cutâneas, feridas, pele seca, dermatites e reações alérgicas em geral, bem como para perturbações do sistema digestivo, sistema nervoso e condições ginecológicas. Quando diluído, o óleo essencial de camomila romana pode ser utilizado em bebês, para aliviar o desconforto nas gengivas enquanto nascem seus primeiros dentes.

Camomila alemã: muito conhecida em curas associadas a dores articulares, musculares e à síndrome de intestino irritável. Pode melhorar as dores menstruais, reumatismo e artrite. Enquanto solução tópica, é aconselhada no tratamento de acne, eczema, erupções cutâneas, psoríase, pele hipersensível e reações alérgicas em geral.

3 | EUCALIPTO – LIBERTE OS PULMÕES


Excelente na prevenção e no tratamento de doenças das vias respiratórias, como resfriado, congestão nasal, rinite, sinusite, dor de garganta, asma e bronquite. Também fortalece o sistema imunológico. É um poderoso desinfetante de ambientes, purificando o ar (contra fungos e bactérias) e atuando como repelente de insetos.

O óleo essencial de eucalipto é ideal para tratamentos dermatológicos, seja para pele oleosa ou no caso de queimaduras, feridas, bolhas, picadas de insetos ou infecções cutâneas em geral. Ainda se mostra eficaz contra músculos e articulações doridas. A aromaterapia aconselha o eucalipto como enquanto estimulante mental, que melhora significativamente os níveis de concentração e de produtividade.

4 | GERÂNIO – A ERVA RELAXANTE


O óleo essencial de gerânio tem propriedades tônicas, diuréticas, antissépticas, antidepressivas, antibióticas, entre outras. Extremamente benéfico para a pele – queimaduras, cortes, dermatites, eczema – é um excelente repelente natural contra mosquitos. O gerânio é igualmente utilizado no tratamento de hemorroidas, piolhos, ulceras, edemas, má circulação e dores de garganta. Relaxante, este óleo essencial atua ainda ao nível do sistema nevrálgico. É muitas vezes prescrito para as mulheres, principalmente para alívio da tensão pré-menstrual e sintomas de menopausa.

5 | HORTELÃ-PIMENTA – COMBATA O STRESS


O óleo essencial de hortelã-pimenta tem inúmeras propriedades terapêuticas, sendo bastante útil no combate à fadiga mental, depressão, stress, dores de cabeça, enxaquecas, tonturas, fraqueza e estados de choque, melhorando significativamente a agilidade mental e os níveis de concentração. A hortelã-pimenta é frequentemente utilizada no tratamento de tuberculose, pneumonia, bronquite, cólera, asma, sinusite e tosse seca. Estimula a vesícula e a secreção biliar e, relativamente ao trato digestivo e intestinal. Neste caso, é indicado contra as cólicas, flatulência, cólon irritável, dispepsia, náuseas e dores menstruais. A nível cutâneo, é prescrito para irritações de pele como dermatites, acne e pruridos, podendo também ser aplicada contra dores musculares.

6 | LAVANDA – A ERVA DO DESCANSO


Além de ser o mais versátil, o óleo essencial de lavanda é o mais utilizado na aromaterapia, sendo o número um em combate ao stress e tensões nervosas.

Excelente no tratamento da insônia, é possível obter seus efeitos bastando aplicar apenas uma gota em seu travesseiro. Também combate a ansiedade e a depressão, alivia dores musculares e hematomas. É antisséptico e um excelente antídoto contra picadas de abelhas, pernilongos, formigas e outros insetos. Eficaz contra queimaduras no geral, aliviando a dor, promovendo a cicatrização e regenerando a pele. No tratamento pós-cirúrgico evita a ocorrência de queloides.

Além dos benefícios já citados, o óleo essencial de lavanda está indicado para outros problemas de saúde diversos como os respiratórios – bronquite, asma, tosse – e digestivos, como flatulência, cólicas, náuseas e vômitos. A lavanda é um dos poucos óleos essenciais que pode ser diretamente aplicado na pele, sem qualquer tipo de diluição, tonificando e revitalizando-a.

7 | LIMÃO TAHITI OU SICILIANO – MELHORE O SEU BEM-ESTAR GERAL


O óleo essencial de limão é muito benéfico para o sistema circulatório e para diminuir a tensão arterial. Além de estimular o sistema imunitário e digestivo, é um bom remédio para a prisão de ventre, dispepsia e celulite. Na aromaterapia, o limão acalma e alivia dores de cabeça e enxaquecas, melhorando inclusive as dores de quem sofre de artrite e reumatismo.

Poderoso no combate às gripes e constipações, contribui para a diminuição da febre e outros sintomas associados, como as infecções da garganta e a bronquite. Indicado também para tratamentos capilares e dermatológicos.

8 | ROSA – A ERVA DA SUPERAÇÃO


O óleo essencial de rosa tem um efeito calmante muito agradável, ativados principalmente em situações de depressão, raiva, luto, medo, tensão e stress. Estimula o funcionamento do fígado, da vesícula e do sistema circulatório, sendo ainda indicado para tratar várias doenças cardiovasculares, como palpitações e arritmias. A aromaterapia defende ainda a sua utilização em casos de asma, tosse crônica, alergias, náuseas, herpes, eczema e inflamações diversas. Enquanto hidratante faz maravilhas à pele e, diluído em água, é uma ótima solução para a conjuntivite.

9 | TEA TREE – COMBATA OS FUNGOS E BACTÉRIAS


O Tea Tree, ou óleo essencial de melaleuca possui excelente ação bactericida, antiviral, fungicida e anti infecciosa. Eficaz no combate aos problemas de pele e unhas, sobretudo aqueles provocados por fungos. Indicado para banhos íntimos masculinos e femininos, com foco para candidíase e herpes. Além destas propriedades, o óleo essencial Tea Tree fortalece o sistema imunológico, desodoriza os pés e combate o mau hálito.

10 | YLANG-YLANG – O AFRODISÍACO


Com origens na Indonésia, o óleo essencial ylang-ylang é, acima de tudo, um antidepressivo e tranquilizante, atuando também como afrodisíaco. Na aromaterapia é utilizado para combater a ansiedade, tensão, choque, medo e pânico, sendo frequentemente utilizado no tratamento de impotência e frigidez. Os seus poderes curativos foram ainda verificados em casos de infecções intestinais, tensão alta, respiração acelerada, e em pessoas com batimentos cardíacos muito elevados. O ylang-ylang é igualmente eficaz na estimulação do crescimento do cabelo.

arrow

Conheça os Melhores Óleos Essenciais do Brasil 

Utilização de Óleos Essenciais

Todos os óleos essenciais podem ser usados das seguintes formas:

Aromatizador Caseiro

Pingar de 20 a 25 gotas de óleo essencial (pode ser um único ou uma mistura com dois ou mais) no aromatizador plug. Depois é só colocar na tomada.

Spray Aromatizante

Em uma embalagem spray (100ml), coloque 95ml de água e 5ml de álcool de cereal. Acrescente 35 gotas de óleo essencial (pode ser um único ou uma mistura com dois ou mais).

Inalador Pessoal

Pingue 7 gotas de óleo essencial no algodão interno do inalador. Coloque o algodão dentro da embalagem plástica e inspire sempre que quiser.

 

Café Verde Emagrecedor

Adicionar comentário

free
hit counter