Conheça os Benefícios dos Óleos Essenciais na Aromaterapia

Plano detox funciona? Saiba tudo aqui
Conheça os Benefícios dos Óleos Essenciais na Aromaterapia
5 (100%) 174 votos

A partir da extração dos aromas presentes em plantas, flores, madeiras, raízes e afins, podemos trazer para nosso benefício diversas propriedades de tratamento e cura para desconfortos físicos, mentais e espirituais. Os óleos essenciais, quando não aplicados 100% puros, podem ser diluídos em óleos vegetais, como os de semente de uva, amêndoas, girassol e até mesmo em cremes ou géis de base neutra (evite composições com parafinas e derivados de petróleo). Deste modo, os óleos essenciais se tornam mais fáceis de serem utilizados em massagens, banhos ou loções corporais.

Conheça a seguir, quais são os óleos essenciais mais utilizados na aromaterapia, e suas propriedades para cada situação.

1 | ALECRIM – ENERGIZE SUA MENTE


O óleo essencial de alecrim, além de ser um poderoso aliado na perda de peso, ainda tem efeitos para o cérebro e, principalmente, o sistema nervoso. Melhora a memória, a concentração, alivia as dores de cabeça, fadiga mental e exaustão nervosa.

Como um bom estimulante circulatório que é, se utilizado como tônico capilar, previne a queda de cabelo, a caspa e o ressecamento dos fios. Para a má circulação e varizes, o alecrim também tem sua eficiência comprovada.
A aromaterapia indica que este óleo é ainda adequado para tratar perturbações tão diversas como a diarreia, flatulência, dispepsia, colite, icterícia, dores musculares e disfunções hepáticas. As dores musculares, reumáticas, artríticas e relacionadas com a gota também encontram conforto no alecrim. Este óleo é simultaneamente utilizado no tratamento da bronquite, catarro, asma, sinusite, acne, eczema e dermatite.

Também é muito usado no pré e pós-operatório, para a realização de drenagem linfática.

2 | CAMOMILA – A ERVA DA TRANQUILIDADE


Existem dois tipos de camomila – a camomila romana e a camomila alemã. Vamos conhecer um pouco sobre as duas.
Camomila romana: o óleo essencial é indicado para o alívio de dores musculares, de cabeça, dentes, ouvidos e para o reumatismo. É aconselhada também para tratamentos dermatológicos como a acne, eczema, erupções cutâneas, feridas, pele seca, dermatites e reações alérgicas em geral, bem como para perturbações do sistema digestivo, sistema nervoso e condições ginecológicas. Quando diluído, o óleo essencial de camomila romana pode ser utilizado em bebês, para aliviar o desconforto nas gengivas enquanto nascem seus primeiros dentes.

Camomila alemã: muito conhecida em curas associadas a dores articulares, musculares e à síndrome de intestino irritável. Pode melhorar as dores menstruais, reumatismo e artrite. Enquanto solução tópica, é aconselhada no tratamento de acne, eczema, erupções cutâneas, psoríase, pele hipersensível e reações alérgicas em geral.

3 | EUCALIPTO – LIBERTE OS PULMÕES


Excelente na prevenção e no tratamento de doenças das vias respiratórias, como resfriado, congestão nasal, rinite, sinusite, dor de garganta, asma e bronquite. Também fortalece o sistema imunológico. É um poderoso desinfetante de ambientes, purificando o ar (contra fungos e bactérias) e atuando como repelente de insetos.

O óleo essencial de eucalipto é ideal para tratamentos dermatológicos, seja para pele oleosa ou no caso de queimaduras, feridas, bolhas, picadas de insetos ou infecções cutâneas em geral. Ainda se mostra eficaz contra músculos e articulações doridas. A aromaterapia aconselha o eucalipto como enquanto estimulante mental, que melhora significativamente os níveis de concentração e de produtividade.

4 | GERÂNIO – A ERVA RELAXANTE


O óleo essencial de gerânio tem propriedades tônicas, diuréticas, antissépticas, antidepressivas, antibióticas, entre outras. Extremamente benéfico para a pele – queimaduras, cortes, dermatites, eczema – é um excelente repelente natural contra mosquitos. O gerânio é igualmente utilizado no tratamento de hemorroidas, piolhos, ulceras, edemas, má circulação e dores de garganta. Relaxante, este óleo essencial atua ainda ao nível do sistema nevrálgico. É muitas vezes prescrito para as mulheres, principalmente para alívio da tensão pré-menstrual e sintomas de menopausa.

5 | HORTELÃ-PIMENTA – COMBATA O STRESS


O óleo essencial de hortelã-pimenta tem inúmeras propriedades terapêuticas, sendo bastante útil no combate à fadiga mental, depressão, stress, dores de cabeça, enxaquecas, tonturas, fraqueza e estados de choque, melhorando significativamente a agilidade mental e os níveis de concentração. A hortelã-pimenta é frequentemente utilizada no tratamento de tuberculose, pneumonia, bronquite, cólera, asma, sinusite e tosse seca. Estimula a vesícula e a secreção biliar e, relativamente ao trato digestivo e intestinal. Neste caso, é indicado contra as cólicas, flatulência, cólon irritável, dispepsia, náuseas e dores menstruais. A nível cutâneo, é prescrito para irritações de pele como dermatites, acne e pruridos, podendo também ser aplicada contra dores musculares.

6 | LAVANDA – A ERVA DO DESCANSO


Além de ser o mais versátil, o óleo essencial de lavanda é o mais utilizado na aromaterapia, sendo o número um em combate ao stress e tensões nervosas.

Excelente no tratamento da insônia, é possível obter seus efeitos bastando aplicar apenas uma gota em seu travesseiro. Também combate a ansiedade e a depressão, alivia dores musculares e hematomas. É antisséptico e um excelente antídoto contra picadas de abelhas, pernilongos, formigas e outros insetos. Eficaz contra queimaduras no geral, aliviando a dor, promovendo a cicatrização e regenerando a pele. No tratamento pós-cirúrgico evita a ocorrência de queloides.

Além dos benefícios já citados, o óleo essencial de lavanda está indicado para outros problemas de saúde diversos como os respiratórios – bronquite, asma, tosse – e digestivos, como flatulência, cólicas, náuseas e vômitos. A lavanda é um dos poucos óleos essenciais que pode ser diretamente aplicado na pele, sem qualquer tipo de diluição, tonificando e revitalizando-a.

7 | LIMÃO TAHITI OU SICILIANO – MELHORE O SEU BEM-ESTAR GERAL


O óleo essencial de limão é muito benéfico para o sistema circulatório e para diminuir a tensão arterial. Além de estimular o sistema imunitário e digestivo, é um bom remédio para a prisão de ventre, dispepsia e celulite. Na aromaterapia, o limão acalma e alivia dores de cabeça e enxaquecas, melhorando inclusive as dores de quem sofre de artrite e reumatismo.

Poderoso no combate às gripes e constipações, contribui para a diminuição da febre e outros sintomas associados, como as infecções da garganta e a bronquite. Indicado também para tratamentos capilares e dermatológicos.

8 | ROSA – A ERVA DA SUPERAÇÃO


O óleo essencial de rosa tem um efeito calmante muito agradável, ativados principalmente em situações de depressão, raiva, luto, medo, tensão e stress. Estimula o funcionamento do fígado, da vesícula e do sistema circulatório, sendo ainda indicado para tratar várias doenças cardiovasculares, como palpitações e arritmias. A aromaterapia defende ainda a sua utilização em casos de asma, tosse crônica, alergias, náuseas, herpes, eczema e inflamações diversas. Enquanto hidratante faz maravilhas à pele e, diluído em água, é uma ótima solução para a conjuntivite.

9 | TEA TREE – COMBATA OS FUNGOS E BACTÉRIAS


O Tea Tree, ou óleo essencial de melaleuca possui excelente ação bactericida, antiviral, fungicida e anti infecciosa. Eficaz no combate aos problemas de pele e unhas, sobretudo aqueles provocados por fungos. Indicado para banhos íntimos masculinos e femininos, com foco para candidíase e herpes. Além destas propriedades, o óleo essencial Tea Tree fortalece o sistema imunológico, desodoriza os pés e combate o mau hálito.

10 | YLANG-YLANG – O AFRODISÍACO


Com origens na Indonésia, o óleo essencial ylang-ylang é, acima de tudo, um antidepressivo e tranquilizante, atuando também como afrodisíaco. Na aromaterapia é utilizado para combater a ansiedade, tensão, choque, medo e pânico, sendo frequentemente utilizado no tratamento de impotência e frigidez. Os seus poderes curativos foram ainda verificados em casos de infecções intestinais, tensão alta, respiração acelerada, e em pessoas com batimentos cardíacos muito elevados. O ylang-ylang é igualmente eficaz na estimulação do crescimento do cabelo.

arrow

Conheça os Melhores Óleos Essenciais do Brasil 

Utilização de Óleos Essenciais

Todos os óleos essenciais podem ser usados das seguintes formas:

Aromatizador Caseiro

Pingar de 20 a 25 gotas de óleo essencial (pode ser um único ou uma mistura com dois ou mais) no aromatizador plug. Depois é só colocar na tomada.

Spray Aromatizante

Em uma embalagem spray (100ml), coloque 95ml de água e 5ml de álcool de cereal. Acrescente 35 gotas de óleo essencial (pode ser um único ou uma mistura com dois ou mais).

Inalador Pessoal

Pingue 7 gotas de óleo essencial no algodão interno do inalador. Coloque o algodão dentro da embalagem plástica e inspire sempre que quiser.

 

Café Verde Emagrecedor

Adicionar comentário

free
hit counter