Receita de Biscoitinhos de polvilho e queijo Sem Glúten

Plano detox funciona? Saiba tudo aqui

Essa Receita de Biscoitinhos de polvilho e queijo Sem Glúten vai te impressionar, ela é leve e muito fácil de fazer.

Os biscoitos ficam super crocantes, e o mais interessante é a versatilidade, você pode usar os temperos que você mais gosta, pode variar o tipo de queijo usado e inventar o seu sabor. Inspire-se!

Aqui em casa os biscoitos foram aprovadíssimos e já estamos querendo testar com gorgonzola, com provolone e várias ervas.

Mas antes de anotar a receita saiba mais sobre o polvilho doce.

Na culinária portuguesa o polvilho doce – também conhecido como fécula da mandioca – é uma personagem pouco conhecida, assim como os seus usos e qualidades.

O QUE É O POLVILHO DOCE

Oriundo da mandioca, o mais brasileiro dos alimentos, o polvilho é um dos seus subprodutos mais delicados e também mais versáteis. Ao contrário da farinha de mandioca, para a qual basta triturar a mandioca, o polvilho nasce de um processo um pouco mais complexo.

Perca peso de forma saudável e não o volte a ganhar! Fale já com a nutricionista online!
Para o fazer, a mandioca é amassada até se tornar numa goma à base de amido, mais corretamente designada de fécula, que é desidratada até virar um pó branco, alvo e finíssimo. Parece simples, mas até chegar a este estado, houve um longo caminho que teve de ser percorrido.

O polvilho pode ser classificado de doce e azedo consoante o seu teor de acidez. Ambos vêm da decantação da mandioca, mas enquanto o polvilho doce é moído e seco ao sol, o polvilho azedo sofre uma fermentação antes da fase de secagem e moagem.

QUAIS OS SEUS BENEFÍCIOS?

Como hidrato de carbono que é, o polvilho doce é uma boa fonte de energia, com teor residual de proteína e gorduras e contém vitaminas do complexo B, principalmente a vitamina B3 (niacina), e potássio. Naturalmente sem glúten, este produto é uma excelente opção para pessoas com a doença celíaca ou que seguem uma dieta com restrição ao glúten.

Apesar de ser rico em hidratos de carbono complexos, não tem uma dose de fibra considerável. Para compensar esta ausência, recomenda-se o seu consumo juntamente com alimentos ricos em fibras. Desta forma, irá aumentar a sua saciedade e reduzir o índice glicémico da refeição que está a confecionar com polvilho.

MÚLTIPLOS USOS CULINÁRIOS

Altamente versátil, o polvilho doce pode ter múltiplos usos culinários, sendo usado na confecção de tapiocas, pão de queijo e biscoitos de polvilho.

Como dá mais consistência e deixa as receitas que vai preparar mais macias do que o polvilho azedo, o polvilho doce também costuma ser utilizado para dar mais elasticidade aos seus cozinhados. Conheça de seguida duas receitas confeccionadas com polvilho doce.

Agora anote aí essa Receita de Biscoitinhos de polvilho e queijo incrível.

Receita de Biscoitinhos de polvilho e queijo

Receita de biscoito fácil

Biscoitos são mega saborosos

INGREDIENTES

  • 1 ¹⁄³ xícara de polvilho doce (150 g)
  • ½ xícara de queijo parmesão ralado fino (50 g)
  • ½ xícara de queijo prato ralado grosso (75 g)
  • ½ xícara de manteiga sem sal cortada em cubos (75 g)
  • 1 colher (chá) de sal
  • 2 colheres (sopa) de orégano seco
  • 1 ovo levemente batido
  • 1 ovo batido para pincelar

MODO DE PREPARO

Preaqueça o forno a 200° C.

Em uma tigela coloque o polvilho doce e os queijos e misture. Em seguida adicione a manteiga, o ovo, sal e orégano e vá misturando com a ponta dos dedos, desmanchando a manteiga e integrando os ingredientes.

Misture bem até obter uma bola de massa totalmente uniforme.

Observação: Quando a manteiga e os outros ingredientes estiverem totalmente integrados, você conseguirá fazer uma bola, mas dependendo do tamanho do ovo que você usou, pode ser necessário colocar uma ou duas colheres de água gelada. Da primeira vez que fiz não foi necessário, mas na segunda precisei acrescentar.

Gostou dessa receita? Compartilhe com seus amigos!

Aprenda a fazer também a Receita de Crumble de Maçã Light e arrase na sobremesa

Café Verde Emagrecedor

Add Comment

free
hit counter