Receita de Coxinha Saudável Sem Glúten

Plano detox funciona? Saiba tudo aqui

Nooossa como eu AMO coxinha, mas a minha receita predileta é essa que eu trouxe hoje para vocês, a Receita de Coxinha Saudável Sem Glúten.

Ela é deliciosa e SEM GLÚTEN, mas antes de anotar a receita eu quero que saiba mais sobre o ingrediente secreto que vai deixar sua coxinha ainda mais saborosa, esse ingrediente é a mandioca, veja só o que ela pode fazer pela sua saúde.

Mandioca

Receita de Coxinha Saudável

Mandioca

A mandioca, também conhecida como aipim ou macaxeira, dependendo da região do Brasil, é um alimento pobre em proteínas e rico em carboidratos. Este tubérculo começou a ser cultivado pelos povos indígenas brasileiros e foi levado para a África pelos portugueses.

A mandioca possui cerca de 125 calorias para cada 100 gramas. Com essa quantidade de calorias e por ser rica em carboidratos, pode parecer contraditório afirmar que o tubérculo auxilia no processo de emagrecimento. Mas, é verdade! Confira a seguir as propriedades e os benefícios da mandioca e entenda o porquê desta raiz auxiliar na perda de peso.

Propriedades e benefícios da mandioca

A vantagem da mandioca é o fato de ela ser rica em fibras, fazendo com que os carboidratos se transformem em energia aos poucos, sendo um alimento de baixo índice glicêmico, o que quer dizer que a mandioca fornece energia sem gerar picos de insulina, o hormônio responsável por acumular gordura no corpo.

As fibras presentes na mandioca dão a sensação de saciedade e ajudam a regular o intestino, diminuindo bastante o inchaço abdominal.

A mandioca aumenta os níveis de serotonina, o neurotransmissor que age nas áreas do cérebro responsáveis pela sensação de bem-estar. Com a serotonina em níveis elevados, a resistência aos efeitos negativos do estresse é maior.

Este tubérculo ainda contém razoáveis quantidades de vitaminas do complexo B, principalmente niacina, que promove o crescimento e auxilia contra o envelhecimento precoce da pele.

Os sais minerais presentes na mandioca, como o cálcio, fósforo e ferro, participam na formação dos ossos, dentes e sangue.

Além de todos os benefícios anteriormente citados, a descoberta mais recente indica que algumas variedades da mandioca, como a dourada e a gema de ovo, são excelentes fontes de betacaroteno e licopeno, antioxidantes capazes de combater os radicais livres, que envelhecem e facilitam o aparecimento de doenças, inclusive o câncer.

Como consumir a mandioca para emagrecer?

Para quem quer emagrecer, o ideal é consumir a mandioca no lugar de outro alimento do mesmo grupo, como o arroz, pão, macarrão e batata.

O modo de preparar o alimento também faz diferença, sendo preferível cozinhar a raiz e servir com um fio de azeite.

Dependendo da dieta, da necessidade calórica e da prática de exercícios, a quantidade de ingestão deste alimento pode variar muito, mas para quem necessita de uma porção de carboidratos no almoço e outra no jantar, o indicado por especialistas são 6 colheres de sopa ao dia.

Agora que você já sabe mais sobre essa delícia, vamos a receita de coxinha saudável.

Receita de Coxinha Saudável Sem Glúten

Receita de Coxinha Saudável Sem Glúten

Coxinhas Saudáveis sem glúten

INGREDIENTES

  • 100g de mandioca cozida;
  • 100g de frango desfiado temperado;
  • 80g de farinha de aveia sem glúten (pode ser substituída por farinha de amaranto ou de quinoa);
  • 1 ovo;
  • Farinha de rosca sem glúten para empanar as coxinhas.

MODO DE PREPARO

  1. Coloque a mandioca e o ovo no liquidificador até virar uma massa homogênea. Tire do liquidificador e, num recipiente, insira a farinha de aveia sem glúten. Misture tudo até ficar homogêneo.
  2. Com as mãos molhadas, faça bolinhas, mas lembre-se de deixar um buraco na massa e em seguida insira o frango desfiado.
  3. Depois feche fazendo o formato de coxinha.
  4. Com as coxinhas ainda úmidas por fora, passe-as na farinha de rosca sem glúten e leve ao forno pré aquecido a 180 graus por cerca de 20 minutos.

Dica: Uma outra opção é fritá-las nas fritadeiras “air fryer”, que não levam óleo.

Experimente também a Receita de Coxinha de Jaca Vegana MARAVILHOSAAA!

Gostou dessa receita? Compartilhe!

arrow

Perca de 5 à 10kg em Apenas 21 dias: 100% Garantido!

Café Verde Emagrecedor

Add Comment

free
hit counter