Receita de Tapenade de Berinjela e Azeitonas Vegano

Plano detox funciona? Saiba tudo aqui
Receita de Tapenade de Berinjela e Azeitonas Vegano
5 (100%) 86 votos

Tapenade é uma iguaria típica do sul da França. O ingrediente básico são as azeitonas, normalmente pretas que são picadas em pequenos pedaços, e misturadas com as alcaparras e temperos. Pode-se acrescentar berinjela e fazer uma variação da receita original como eu fiz, ou usar todos os outros ingredientes menos a berinjela e fazer a tapenade tradicional.

O Tapenade geralmente é servido como entrada com pãozinho quente, legumes cortados em tirinhas ou com torradas, mas também pode ser utilizado como tempero ou base para outras pastinhas, acrescentando maionese ou outros molhos de sabor mais suave.

INGREDIENTES

  • 1 berinjela pequena com casca
  • 1/2 xícara de azeitonas verdes sem caroço
  • 1/2 xícara de azeitonas pretas sem caroço
  • 1 dente de alho picado (pequeno)
  • 3 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem
  • 1 colher de chá de suco (sumo, caldo) de limão
  • pimenta calabresa a seu gosto (opcional)
  • pimenta preta moída na hora a seu gosto (opcional)
  • 1 colher de sopa de alcaparras
  • 5 nozes picadas (opcional)
  • sal, se necessário

MODO DE PREPARO DO TAPENADE

  1. Comece preparando a berinjela. Lave bem água corrente, mantendo a casca. Corte ao comprimento em fatias de tamanho médio e depois em tirinhas pequenas. A medida que for cortando coloque em um escorredor de macarrão com uma bacia embaixo, e jogue sal nas fatias. Este processo ajuda a tirar o amargo das berinjelas. Você vai notar que vai começar a verter água das berinjelas e escorrer na bacia embaixo do escorredor. Deixe descansar por uns 20 minutos.
  2. Passado este tempo, lave as berinjelas em água corrente, escorra bem a água e seque bem com o auxilio de papel toalha espremendo bem para tirar todo o excesso de água. Quanto mais sequinhas melhor. Coloque as berinjelas em uma assadeira, regue com um pouco de óleo e leve ao forno por 30 minutos. Não é necessário cobrir a assadeira e nem colocar sal. Enquanto isto, prepare o restante dos ingredientes.
  3. Lave bem as alcaparras para retirar o excesso de sal. Deixe escorrer em uma peneira. Pique o alho e as nozes em pedaços bem pequenos. Corte as azeitonas em fatias finas. Coloque as nozes, alho e as azeitonas em um pirex ou tigela, misture e reserve.
  4. Pique as alcaparras em pedaços pequenos e adicione a mistura anterior. Junte o azeite e o suco de limão. Se for usar pimenta calabresa, acrescente no final da receita. Misture bem até conseguir formar uma pasta bem rustica. Reserve. Retire as berinjelas do forno, remova da assadeira e coloque em um prato aberto para esfriar. Misture o restante dos ingredientes. Se quiser pode usar manjericão, salsinha ou tomilho frescos.

DICAS

  1. Também se preferir, pode processar e transformar tudo em uma pasta.
  2. O ideal é que seja conservado na geladeira por no mínimo 30 minutos antes de servir.
  3. Pode ser feito de véspera, fica bem mais gostoso no outro dia.
  4. Dura até 10 dias se conservado em recipiente de vidro hermeticamente fechado na geladeira.
  5. Sirva gelada com pão sírio, com pão francês quentinho, torradas…

Gostou da receita? Compartilhe!

arrow

Emagreça de Forma Saudável depois dos 30

Saiba Como AQUI!

Café Verde Emagrecedor

Adicionar comentário

free
hit counter