Receita de Ovos à Fiorentina

Plano detox funciona? Saiba tudo aqui
Receita de Ovos à Fiorentina
5 (100%) 197 votos

Dá um pouco de trabalho, mas o resultado vale à pena. A “Receita de Ovos à Fiorentina” é um clássico mundial importado da região de Florença, na Itália. Hoje você vai aprender a preparar esse prato e também o Molho Holandês (Hollandaise Sause) que pode acompanhar os ovos à fiorentina em sanduíches substituindo a maionese e dando um toque gourmet ao seu lanche.

Os ingredientes que vamos usar para preparar o prato de hoje são incríveis, eu os amo não só pelo seu sabor mas também pela quantidade de benefícios que eles proporcionam à nossa saúde.

Veja abaixo os benefícios do espinafre e dos ovos.

BENEFÍCIOS DOS OVOS

como fazer ovo

Ao contrário dos alimentos ricos em gorduras saturadas, o ovo apresenta uma concentração de gorduras totais em torno de 5 gramas, sendo que destes, apenas 1,5 grama é de gordura saturada.

Em outras palavras, o consumo regular de ovo não é prejudicial à saúde (claro, desde que você evite a versão frita do alimento).

Segundo uma pesquisa da Escola de Saúde Pública de Harvard, nos EUA, a quantidade saudável de unidades de ovo em um cardápio, ou seja, cuja alteração de taxas de colesterol no sangue é baixa, é de até 7 ovos por semana.

A pesquisa avaliou cerca de 120 mil homens e mulheres que apresentavam boa saúde, em um período de dez anos.

Os especialistas, entretanto, recomendam que o consumo de ovo seja moderado para aqueles que apresentam colesterol alto. A quantidade para esses indivíduos não deve ser maior do que três ovos por semana.

Receita de Panquecas de Abobrinha

Além de ajudar no processo do emagrecimento, o ovo é um excelente alimento para a firmeza do corpo, uma vez que ele não somente ajuda no crescimento dos músculos, como também na manutenção dos mesmos. Isso é possível graças à leucina, um aminoácido que se encontra na proteína da clara, cujo consumo traz benefícios para os músculos.

A leucina está amplamente presente nos suplementos nutricionais que os atletas e praticantes de atividades físicas (como a musculação) ingerem para a obtenção de músculos. A

clara do ovo não somente ajuda no combate à flacidez, como também é mais saudável que a gema, pois apresenta apenas cerca de 15 calorias, além de ser livre de gorduras e colesterol.

O ovo é rico em proteínas, mas não somente nisso. Na sua gema se concentra uma grande quantidade de colina, um integrante do complexo B. A colina contribui positivamente para a formação de novos neurônios, o que faz dela um componente importante para a saúde do nosso cérebro.

O consumo diário recomendado de colina é de algo em torno de 126 miligramas, exatamente a quantidade encontrada na gema. Esse consumo diminuir o risco do surgimento de diversas doenças degenerativas, como o Alzheimer e o Parkinson.

As substâncias antioxidantes presentes no ovo, como, por exemplo, as vitaminas A, D, E e K, o magnésio, o selênio, o ferro, o cálcio, o zinco e o manganês fazem dele um poderoso combatente contra o envelhecimento precoce das nossas células, retardando o aparecimento de rugas e reduzindo as chances de doenças crônicas e hipertensão virem a acontecer.

BENEFÍCIOS DO ESPINAFRE

O espinafre é rico em vitamina A, B1, B2, B3, C, K, potássio, cálcio, fósforo, enxofre, sódio, magnésio, cloro, silício e ferro. Seu consumo é benéfico também por ser rico em fibra dietética, auxiliando na digestão, prevenindo a prisão de ventre e melhorando os níveis de açúcar no sangue.

A presença de flavonoides é auxiliar ainda no combate ao câncer, e a neoxantina e a violaxantina são potentes anti-inflamatórios presentes neste alimento que auxiliam na regulação da inflamação. Pode ser auxiliar na prevenção de osteoporose, aterosclerose e hipertensão. O consumo é auxiliar ainda no combate à pressão alta e na proteção dos olhos contra a catarata, além de aumentar a imunidade combatendo a entrada de infecções.

Por ser rico em vitamina A, o espinafre promove a saúde da pele mantendo somente a retenção de umidade necessária e combatendo a acne, as rugas, a psoríase e a queratinização. Este, quando consumido, devido à vitamina K, auxilia na saúde do sistema nervoso e nas funções do cérebro, prevenindo doenças que o atingem.

Receita de Panqueca Integral de Espinafre

O espinafre, apesar de ser consumido livremente refogado, como salada, entre outras formas, possui, como qualquer outra planta medicinal, algumas contraindicações.

Esse medicamento natural é contraindicado para pacientes com problemas do fígado e dos rins, assim como inflamações do tubo digestivo e das vias urinárias. É preciso, sempre que for iniciar um tratamento com medicamentos naturais ou industrializados, consultar um médico para analisar as suas condições de saúde.

O refogado de espinafre, coroado por um ovo frito com a gema bem molinha faz dos Ovos à fiorentina um clássico da cozinha caseira, anote a receita.

Receita de Ovos à Fiorentina

como fazer ovos à fiorentina

Ovos à Fiorentina

INGREDIENTES PARA O PRATO

  • 1 maço de espinafre
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 2 ovos
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

INGREDIENTES PARA O MOLHO

  • 2 gemas
  • 100g de manteiga
  • 1/2 colher (sopa) de água gelada
  • 1 colher (sopa) de suco de limão
  • Sal e pimenta do reino para temperar

MODO DE PREPARO DO PRATO

  1. Separe as folhas dos talos do espinafre. Os talos podem ser picados e usados para outra preparação, como um refogado. Lave as folhas em água corrente e em seguida deixe de molho em água com 1 colher (chá) de vinagre por 15 minutos. Retire as folhas da água com cuidado, para que as sujeirinhas fiquem no fundo da tigela.
  2. Numa frigideira grande, de preferência antiaderente, derreta 1 colher (sopa) de manteiga em fogo médio e junte o espinafre, mexendo por cerca de 5 minutos, para que as folhas cozinhem por igual. O espinafre vai murchar e soltar água.
  3. Quando o líquido que tiver se formado evaporar, tempere com sal e pimenta-do-reino. Misture bem, tampe para não esfriar e desligue o fogo.
  4. Se quiser ovos bem redondinhos, faça um por vez. Caso contrário, quebre os 2 ovos numa tigela com cuidado para não furar as gemas.
  5. Leve uma frigideira antiaderente ao fogo baixo e, quando esquentar, derreta 1 colher (sopa) de manteiga. Transfira os ovos para a frigideira (com cuidado de novo para não quebrar as gemas!) e deixe fritar por cerca de 3 minutos, até a que a clara esteja cozida, mas a gema ainda mole.
  6. Enquanto os ovos fritam, divida o espinafre em dois pratos. Separe os ovos com uma espátula e coloque cada um sobre uma das porções de espinafre. Tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora e sirva imediatamente.

MODO DE PREPARO DO MOLHO

  1. Derreta a manteiga em fogo baixo e reserve.
  2. Em uma tigela tipo bowl, bata as gemas sobre um banho maria, tomando o cuidado para não deixar a água ferver e encostar na tigela, até esbranquiçarem.
  3. Junte então a água gelada, o suco de limão, tempere com sal e pimenta e continue batendo por mais alguns instantes.
  4. Retire então a tigela do banho maria e vá juntando a manteiga aos poucos sem parar de bater. Reserve aquecido.
como fazer ovo

Torrada com Ovos à Fiorentina

navigate arrows pointing to down logo

De Cozinheiro à Chef em apenas 2 meses

Café Verde Emagrecedor

Adicionar comentário

free
hit counter