8 Combinações Poderosas de Alimentos para sua Dieta

Plano detox funciona? Saiba tudo aqui

Unir determinados alimentos é uma maneira fácil e gostosa de assegurar o melhor aproveitamento de nutrientes.

Com vocês uma seleção de pares perfeitos.

1. Salmão e Brócolis (desintoxicante)

O peixe contém selênio e o brócolis carrega sulforafano. Juntos, essas substâncias antioxidantes se tornam ainda mais poderosas contra os radicais livres que são os grandes responsáveis pelas rugas precoces. Há outra vantagem no casamento do salmão com brócolis, o brócolis ajuda o fígado a se livrar de substâncias estranhas ou nocivas, como chumbo, mercúrio e hormônios sintéticos e o selênio do salmão potencializa essa ação.

Desintoxicado, o fígado funciona melhor. Seu organismo agradece e até responde mais facilmente à dieta. Se quiser, você pode variar o peixe: atum, sardinha, bacalhau e truta que também são ricos em selênio.

2. Abacate e Tomate (previne o envelhecimento)

Muita gente pode achar a união estranha, mas vale provar essa combinação consagrada na cozinha do México.

Um exemplo é o guacamole: rico em gorduras monoinsaturadas (aquela que faz bem ao coração), o abacate transporta o licopeno do tomate até o intestino, o que facilita a absorção (ou a biodisponibilidade, como os nutricionistas preferem dizer) desse nutriente.

Segundo estudo feito na Universidade do Estado de Ohio, nos Estados Unidos, a gordura do abacate aumenta em até 10% a absorção dos carotenoides, entre eles o licopeno, presentes nos vegetais vermelhos. E você só tem a ganhar com isso.

O licopeno tem o poder de reduzir os radicais livres produzidos pela exposição ao sol, o que previne o envelhecimento precoce. Acha pouco? Essa substância é capaz de bloquear o desenvolvimento de câncer de mama e de ovário.

3. Iogurte e Morangos (auxilia no emagrecimento)

Sozinho, um iogurte probiótico (aquele que tem lactobacilos, as bactérias do bem) faz maravilhas pelo intestino. Mas, casado com morango (ou com outras frutas frescas), se torna ainda melhor.

As bactérias se alimentam das fibras solúveis (chamadas de prebióticas) presentes nas frutas e se fortalecem, aumentando seu exército. Quanto maior o número de probióticos no intestino, mais ácido se torna o ambiente e isso facilita a absorção das vitaminas e minerais da dieta. Nessas condições, o intestino também deixa de absorver substâncias ruins, como o excesso de glicose. Ou seja, a dupla dá uma força na perda de peso.

4. Feijão e Arroz

O casamento é perfeito porque os aminoácidos do arroz se unem aos do feijão e formam uma proteína completa. Assim, juntos, reparam os tecidos de todo o organismo. A combinação só fica melhor se você optar pelo arroz integral, que tem vitaminas do complexo B, o que só reforça o bom relacionamento do casal.

5. Churrasco e Abacaxi

A enzima bromelina presente na fruta ajuda na digestão da proteína da carne. O efeito é ainda maior quando você toma o suco do abacaxi feito com a casca, parte com maior concentração de bromelina.

6. Feijoada com couve e Laranja

A vitamina C da laranja faz com que o organismo aproveite bem mais o ferro do feijão, da couve e das carnes. A vitamina da fruta também dá uma força na digestão das gorduras, que são ainda absorvidas em menos quantidade graças às fibras da couve.

7. Peixes e Frutos do Mar

Os frutos do mar (marisco, ostra, mexilhão, vôngole) têm zinco, mineral que melhora a ação da proteína sendo importante na formação de pele, cabelo e músculos, presentes nos peixes. A caldeirada e a moqueca são pratos típicos que costumam ter a dupla incluída.

8. Mamão e Iogurte

Combina o cálcio do iogurte com o magnésio da fruta. Essa dupla de minerais é imbatível contra a TPM, além de proteger os músculos de quem malha pesado.

Combinação com Cautela

Café com Leite

 

Quem tem anemia ou tendência a ossos fracos deve moderar nessa dupla.

A cafeína dificulta a absorção do cálcio e se o leite costuma ser a única fonte do mineral na dieta, é importante que ele seja consumido sozinho, sem o café. Aliás, o ideal é beber o leite (ou outra fonte de cálcio) antes de dormir devido ao pico do hormônio PTH que é responsável pelo transporte do cálcio para os ossos, esse pico acontece durante a noite. Para evitar que a absorção desse mineral seja comprometida, também é aconselhado não exagerar em duplas que combinam laticínios como (queijo e leite) e alimentos ricos em ferro como (carne e espinafre), como misto-quente, cheeseburger, hambúrguer com Milk Shake, lasanha e bife à parmigiana.

Café Verde Emagrecedor

Add Comment

free
hit counter