7 alimentos que ajudam na digestão

Plano detox funciona? Saiba tudo aqui
7 alimentos que ajudam na digestão
5 (100%) 224 votos

Se você já sofreu com má digestão você sabe com o essa sensação é péssima, você se sente pesado o dia inteiro. E nós reunimos aqui os 7 alimentos que ajudam na digestão, e podem ajudar em muito o seu organismo.

1 – Fibras

As fibras são importantes na digestão, o papel delas é retardar a absorção dos alimentos, então, tudo que tiver fibras ajuda na digestão dos alimentos.

Veja aqui alguns alimentos ricos em fibras:
Pera, morango, abacate, maçã, framboesa, banana, brócolis, alcachofra, couve de Bruxelas, lentilha, grão-de-bico, quinoa, amêndoas, batata doce e chocolate amargo.

2 – Ameixa

Coma ameixa para melhorar sua digestão

Ameixa ajuda a regularizar o intestino

A ameixa é um alimento poderoso, mas atenção não é a ameixa em lata, em conserva, ok? A ameixa é rica em fibras, e porque tem certos ácidos orgânicos e digestivos. A ameixa ajuda muito na digestão dos alimentos e tem alto poder laxativo.

As Ameixas são baixas em calorias, possuem baixo teor de gordura, baixo teor de carboidratos. Elas ajudam a prevenir muitas doenças devido ao pacote de antioxidantes e fitonutrientes.

As amexias são uma excelente fonte de vitaminas, como Vitamina A, Vitamina C (ácido ascórbico), folato e Vitamina K (filoxiquona).

As Ameixas secas possuem uma grande quantidade de ácido fólico e Cálcio que ajudam para o fornecimento de folatos. O folato é essencial para mulheres grávidas e para o crescimento do feto.

Por seu sabor característico as ameixas são usadas em uma variedade de receitas, como o vinho, geleia, picles, etc.

3 – Gengibre

O gengibre ajuda a emagrecer

Além de ajudar na digestão o gengibre é termogênico

O gengibre ajuda na secreção gástrica, se você utiliza o gengibre o seu estômago secreta mais ácido e você terá uma digestão mais rápida e ele é bom para quem tem gastrite.

Ele é bom para quem sofre de náusea, o gengibre pode ser utilizado de diversas formas e trazer muitos benefícios, ele é um poderoso termogênico ajudando também a perder peso.

4 – Mamão

Rico em fibras o mamão regulariza o intestino

Saiba como o mamão pode ajudar na sua digestão

O mamão possuí duas enzimas poderosas a papaína e a quimiopapaína que além de serem anti-inflamatórias, são as enzimas que digerem as proteínas.

 

O mamão é considerado um remédio caseiro, ele é uma das frutas mais consumidas pelos brasileiros. O que poucas pessoas sabem é que ele tem 10x mais vitamina C que a laranja e ele ainda possui grandes quantidades de licopeno e betacaroteno, componentes que beneficiam a saúde da pele, da visão e do coração, além de diversos outros nutrientes.

As sementes do mamão podem ser consumidas ser consumidas ao natural ou secas e moídas em molhos, misturadas com mel ou batidas em um suco de frutas. Elas aumentam ainda mais o poder laxativo do mamão.

5 – Abacaxi

Fruta é responsável por acabar com o resfriado

Acabe com o resfriado tomando suco de abacaxi

O abacaxi é uma deliciosa fruta tropical que é também muito refrescante, ele é da família das bromélias e é amado no mundo todo.

O abacaxi é rico em água, ajudando a hidratar o corpo, em vitaminas, sais minerais e fibras, essenciais para a promoção da saúde.

Ele possuí uma enzima chamada bromelina, que é capaz de digerir proteínas, tanto que tem gente que usa o abacaxi para amolecer carne. Essas essa enzima é poderosa para fazer digestão.

Uma fatia de abacaxi já é o suficiente pós refeição para ajudar a passar aquele sensação de mal estar, além de aliviar o inchaço e a constipação.

6 – Banana

A banana que é uma das frutas mais consumidas no mundo também é um poderoso alimento. Comer banana regularmente ajuda a baixar a pressão arterial e reduzir os riscos de câncer e asma.

A banana é um poderoso alimento digestivo, pois ela possuí um alimento chamado frutano, que é um amido resistente que ajuda no controle do índice glicêmico, então para diabético a banana é excelente.

A banana regulariza o colesterol e melhora o trânsito intestinal. E as fibras que estão presentes na banana são ótimas para a digestão.

  • Banana-da-terra: Boa para cozinhar, assar ou fritar.
  • Banana prata: Ideal para preparação de vitaminas e comer in natura.
  • Banana maçã: Excelente para comer ao natural e fazer purês.
  • Banana nanica: Indicada para fazer bolos.
  • Banana-ouro: É a menor e mais doce, boa para adoçar bolos e vitaminas.

A banana verde é a melhor de todas, você pode utilizar a biomassa de banana verde na sua dieta para melhorar a digestão.

Ela é a única fruta crua que pode ser consumida sem angústia para aliviar as úlceras de estômago, cobrindo o revestimento do estômago contra ácidos corrosivos. Ela também é rica em pectina, ela ajuda a digestão e a eliminar toxinas e metais pesados do corpo.

Para mulheres que sofrem com a TPM a banana é ótima.

6 – Probióticos

Kefir Emagrece

Kefir emagrece

Os probióticos fazem parte do grupo de bactérias boas, quem puder ir à um médico ortomolecular, ou um nutricionista que puder descrever para você probióticos é a melhor opção.

Mas para quem não pode, nós recomendamos o Kefir e Kombucha. Inclusive aqui no blog tem uma matéria completa sobre: Kefir e seus benefícios, clique aqui para ver.

Os probióticos ajudam a combater e prevenir doenças intestinais como colite, síndrome do intestino irritável, doença de Chron e inflamação intestinal.

Café Verde Emagrecedor

Adicionar comentário

free
hit counter